Saturday, January 07, 2006

Ensayos sobre la mujer (el coraje de querer)

Eu só tenho esperança quanto ao seu ano.
Sua capacidade de dizê-lo acabado em menos de uma semana me faz crer ainda mais. Só quem tem coragem de fazê-lo, terá coragem de vivê-lo.
Carece de ter coragem.
Para caminhar - quando o corpo, imagem perfeita, faz excessiva pressão sobre os pés, pelos lados.
Para escrever - a memória mal cheirosa e o livro.
Não conheço quem tenha mais.

Quando ela caiu no coração da América Latina (no coração geopolítico e psicanalítico da América Latina, digo), eu fui resgatá-la com flores amarelas.
Ela sorria tanto. O extremo sul faz bem a ela.

Eu penso no seu ano (o passado). Eu penso no seu ano (este). Tá bom, eu te deixo você querer tudo. Eu preciso mesmo mudar meu conceito de precisar, você me disse. Me queira como te quero.

Como quiero que me queiras.

As pedrinhas nas ruas de Palermo se chamam adoquines.

yo me quiero confesar:
si aquella boca mentía
el amor que me ofrecía,
por aquellos ojos brujos
yo habría dado siempre más

Hoje eu vou comprar "Educação Sentimental", do Flaubert. A ser lido em 2006. Todos os anos, quando começa janeiro, eles me entregam um potinho de coragem.
Eu vou economizando, economizando, me parece sempre pouco.

pero nadie comprendía
que, si todo yo lo daba
en cada vuelta dejaba
pedazos de corazón.

E tudo, na verdade, é sobre forma, pavor. Onde foi que isso tudo começou? Espartana, espada em punho. Tudo de sal, que eu sou fragilissima. As mulheres de verdade não são frágeis, tem de ter uma força e compreensão e generosidade e cuidado. As mulheres são lindas. Eu quero ser Helena.

Eu me refugiei acima do meu pescoço, e eu tenho vivido no fogo da minha cabeça desde então.


E se tudo dói e é drama de gênero, tem uma parte feita de doce e pipoca. Um pacote de pochoclo e Roberto Carlos? Yo soy una chica política: a esperança vai vencer o medo? O problema é que eu acho que a esperança tem de vencer os fatos.

Você não sabe
Mas é que eu tenho cicatrizes que a vida fez
E tenho medo de fazer planos
De tentar e sofrer outra vez.

- Tá bom, eu não vou mais repetir. Põe outra música e vem deitar aqui.

1 Comments:

Blogger L. said...

me diz os créditos dos itálicos?
me diz o que eu fiz pra merecer una chica re-linda en mi vida?

8:47 AM  

Post a Comment

<< Home